top of page

sem chumbo nos pés

Atualizado: 12 de abr.




“Todo artista é um pássaro”, afirma o cantor, compositor e ativista paraibano Naldinho Freire, que está em turnê de lançamento do álbum “Sem chumbo nos pés”. E creio que nós precisamos dessas asas que nos levam a criar. O mundo é um espaço com seus pesos e cabe-nos fazer florescer a essência da leveza, pois, as artes nos abrem os olhos, a mente e o coração. É disso que estou a tratar, marcado pelo momento pessoal e afetivo, mas também pelo contexto político que estamos vivendo. ”

“Construir conexões é a melhor forma de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, ainda que simbolicamente. A arte nos proporciona essa vivência. Minhas raízes têm um pouquinho de cada lugar, são base para o meu trabalho e me fazem sem chumbo nos pés”, relatou Naldinho Freire.

Com esse bate-papo agradável, inauguro a primeira entrevista do podcast Mistureba, realizada em março. Na entrevista, Naldinho fala de liberdade, de lives, de editais, de coletivos artísticos, de seu refúgio em Icoaraci (PA) e da sua excursão pela Europa, nestes últimos três meses de 2020. No dia 16 de setembro, às 18 horas, o cantor participa on line, via Facebook, do Cordas World Music Festival de Portugal.

O seu novo projeto musical foi intitulado a partir da canção “Pássaros”. Parceria com Pedro Osmar do grupo Jaguaribe Carne, que propõe um diálogo entre a canção e a música eletrônica.

Com o selo da Na Music, o álbum nasce de uma série de conexões sonoras, afetivas e artísticas do músico. O concerto apresenta canções inéditas compostas com vários parceiros, entre eles Lau Siqueira, Pedro Osmar, Fernando Mendonça e Pedro Vianna, trabalhadas ao longo do ano de 2016, com base no instrumento violão em diálogo com a música eletrônica.

Atualmente dedica-se ao concerto “Sem chumbo nos pés”, que estreou no Recife/PE em janeiro de 2017. Foi apresentado no mês de abril na cidade de Praia capital de Cabo Verde e no município do Tarrafal. No mês de agosto, aconteceu na cidade Belém (PA).

Em outubro, ocorreu a segunda etapa no Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia. Voltando a Cabo Verde em abril de 2018 para participar do Atlantic Music Expo, um dos maiores festivais da África. No período de agosto a setembro de 2018 aconteceu em Portugal.

Em 10 de maio de 2019, “Sem chumbo nos pés” tornou-se CD, lançado no Teatro Margarida Schivasappa em Belém do Pará. O álbum traz importantes participações, entre elas: Ana de Hollanda; Chico César; os cabo-verdianos Mario Lucio e Manuel di Candinho, Pinduca e Natália Matos.

A partir do mês junho de 2019, Naldinho Freire entrou em turnê de lançamento do novo CD pelas cidades já visitadas com o show. Retornou a Cabo Verde, ao Rio de Janeiro e as cidades do Nordeste brasileiro. Além de Buenos Aires, na Argentina, e manteve o circuito de shows em casas do estado do Pará para divulgar o show e o CD “Sem chumbo nos pés”.

Com um extenso trabalho musical focado na oralidade e raízes nordestinas, Naldinho Freire também tem experiência em gestão de políticas públicas direcionadas à cultura. Ele foi o representante da Fundação Nacional de Artes (Funarte) para o Norte e Nordeste de 2011 a 2017. Por conta da pandemia, ele confessou sua preocupação e vem buscando instrumentos, juntamente com outros artistas, que gerem recursos financeiros para o setor cultural.

Naldinho Freire participou em festivais realizados pelo Serviço Social do Comércio no Brasil durante os anos de 1995 a 2004. Em 2005, no projeto Misa Acústico, lançou o CD “Viandante”, gravado ao vivo no Teatro Jofre Soares – SESC – Maceió.

Em 2006, o CD “Raízes”, resulta da pesquisa realizada na música de tradição oral do Nordeste, e integrou a Coleção Memória Musical do SESC-AL. Participou do CD “Sound of Alagoas” lançado em Berlim, por ocasião da POPKOMM.

Nos anos 2008 a 2010 realizou a turnê de lançamento do CD “Raízes” em Cabo Verde, nas ilhas de Santiago, São Vicente e Sal, em França, Paris e Toulouse, em Portugal, nas cidades de Vila Real de Santo António, Tavira e Castro Marim, e em Roterdã, na Holanda.

Em 2010, através da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, realizou espetáculos em Cabo Verde, na Cidade da Praia e em São Domingos, e lançou DVD “Raízes: Traços Contemporâneos”.


OUÇA O PODCAST MISTUREBA:


Um pouco mais sobre o trabalho de Naldinho nos links: Website: https://medium.com/naldinhofreire
 Fanpage: https://www.facebook.com/naldinhofreireoficial
 Instagram: https://www.instagram.com/naldinhofreireoficial
 Spotify: https://open.spotify.com/album/09gwMXBZij3JwWWcZNYslI
 Youtube: https://www.youtube.com/user/naldinho2566 /
 https://www.youtube.com/channel/UCP_6cyWEW-Mb4rg0I0YKjhQ



 
 
 

Comments


© 2018,ACG747TOP,Desenvolvido por onim Comunicação-Mara Wanderer. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page