ODOYÁ! ODOYá! SALVE Iemanjá!
- acg747top
- 2 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jun.
Hoje é dia de festa de mar. Mar da Bahia. É uma relação de fé entre o povo praieiro e Iemanjá. Enfim, é um dia de agradecer.
Praia da Paciência, no Rio Vermelho, lotada de devotos do candomblé, pescadores e turistas reverenciando a Rainha do Mar. Este ano, serão 500 balaios que irão levar os presentes. A festa ganha mais um toque especial: torna-se oficialmente Patrimônio Cultural de Salvador, sendo inserida no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações.
Os presentes não ficam restritos apenas nas águas salgadas. As águas doces do Dique do Tororó e na Lagoa do Abaeté, no famoso bairro de Itapuã, devotos de Oxum também colocam seus presentes.
A festa no mar não fica restrita à capital baiana. A tradição dos pescadores de agradecer e fazer a procissão marítima se estende em todas as praias ao longo da Baia de Todos os Santos, porém as costas de Camaçari e Lauro de Freitas também se rendem a Rainha do mar. Nas praias de Arembepe, Jauá, Buraquinho e Itacimirim também têm cortejos marítimos e missas solenes.
O mesmo ocorre na Ilha de Boipeba, inserida no Arquipélago de Tinharé, que compõe o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia. A procissão marítima com saveiros e lanchas leva flores e presentes para a divindade do mar.
Em Ilhéus, dois eventos estão programados neste dia 2 de fevereiro: um acontece no bairro do Malhado, outro na praia de Nova Brasília, no Pontal. Iemanjá é a padroeira dos pescadores.
No sincretismo religioso, Iemanjá está relacionada à Nossa Senhora. Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação são outros nomes atribuídos à Maria celebrada neste dia.
Por isso, não podemos esquecer que o dia de Nossa Senhora das Candeias comemora-se a 2 de fevereiro. Em Santo Amaro, terra de Caetano e Maria Bethânia, se encerra a festa de Nossa Senhora da Purificação, cuja lavagem profana ocorre sempre no último domingo de janeiro. Na Igreja Ortodoxa e outras Igrejas Católicas, ela é uma das doze Grandes Festas, sendo uma das celebrações mais antigas.
Hoje, também, a festa é do Padroeiro dos Pescadores de Busca Vida: São Francisco de Assis. A Colônia dos Pescadores da região organizou os festejos. Haverá uma missa de gala, além de procissões marítimas e terrestres.
Enfim, festa é que não falta hoje neste 2 de fevereiro. Aproveite.
Veja a Festa de Iemanjá 2020: https://youtu.be/6wnZrhPvqMk

コメント