top of page

Brasil de 2021

Atualizado: 12 de abr.



Na minha infância, diziam que o Brasil era o país do futuro, mas na realidade era Belíndia, uma mistura de Bélgica e Índia. A expressão Belíndia foi inventada pelo economista Edmar Bacha, um dos idealizadores do Plano Real, em um ensaio escrito em 1974 sobre a desigualdade brasileira. O país seria "uma Bélgica pequena e rica, cercada por uma Índia gigantesca e pobre".

Em 2021, o Brasil é pária internacional e caminha para virar uma nova Grécia. Uma Grécia totalmente diferente daquela que estudamos nos livros de História. Na Grécia Antiga, foi onde nasceu a democracia, a filosofia ocidental, os Jogos Olímpicos, a literatura ocidental, a historiografia, a ciência política e os grandes princípios científicos e matemáticos, além das artes cênicas ocidentais.

O Brasil está mais perto da Grécia que viveu uma crise econômica, quando várias agências de classificação de risco de crise deflagraram problemas na Grécia sobre o crescimento do déficit público. O que significa que a Grécia aumentava suas dívidas e diminuía sua arrecadação. Parece familiar...

O pior é que o Brasil também pode virar um novo Equador, que no início da pandemia da Covid-19 viveu uma crise sanitária. Os moradores de Guayaquil relataram corpos espalhados nos banheiros dos hospitais e nas ruas. Desde que a doença chegou ao Equador, diversas famílias tiveram dificuldade de ter atendimento em hospitais. Além disso, os preços eram abusivos nas farmácias e supermercados. Outra infeliz coincidência...

Normalmente, sou uma pessoa otimista, mas os cenários que os especialistas econômicos, sociais e científicos preveem para nosso País são alarmantes e assustadores. Torço para que eles estejam errados e que nós brasileiros não possamos viver esta tragédia.

 

 ANA GUEDES



Comments


© 2018,ACG747TOP,Desenvolvido por onim Comunicação-Mara Wanderer. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page